Castro de ChibanesX

Palmela - Setúbal

Localizado estrategicamente no cume da Serra do Louro, incluído no Parque Natural da Arrábida, num ponto de onde é possível avistar a norte o estuário do Tejo e a sul o estuário do Sado. Estudos arqueológicos permitiram relacionar as grutas artificiais existentes na proximidade (conhecidas como Grutas da Quinta do Anjo) com o povoado utilizada para enterrar os seus mortos.
O estudo deste povoado permite compreender melhor as relações comerciais e consequentes alterações sociais ao longo de vários milénios no território hoje português com o norte da europa e o mediterrâneo.
Dada a beleza da paisagem e o interesse quer turístico quer cultural existe um percurso pedestre sinalizado de pequena rota com cerca de dez quilómetros onde se inclui, além deste povoado de cumeada e da referida necrópole, uma povoação utilizada durante a ocupação árabe também conhecida como alacaria islâmica e quatro moinhos de Palmela.
Esta jazida pré e proto-histórica classificada como imóvel de interesse público pela Câmara Municipal de Palmela, encontra-se à vários anos em processo de classificação pelo Instituto Português de Arqueologia, em 2004 foi apresentado requerimento ao Exmo Sr Presidente da Assembleia da República um requerimento acusando o estado de abandono deste arqueosítio