Ferraduras PintadasX

Destriz - Oliveira de Frades

Dá-se êste nome a um local situado cêrca de 1,5 km ao N. da povoação das Bemfeitas, freg. de Destriz (Oliveira de Frades), aludindo à existência duma grande laje granítica, ligeiramente incli¬nada para Nascente, em que aparece uma numerosa composição gravada em baixo-relêvo, com predomínio de sinais em forma de ferradura, e vários conjuntos de pontinhos disseminados por quási toda a superfície.
Essa laje, que é rocha viva e mede 6,50 m. de comprimento, por 3,50 m de largura, apresenta-se retalhada por fendas e sulcos, alguns dos quais parecem artificialmente feitos, dividindo assim em diversas secções todo o conjunto, já apagado em grande parte pela acção dos agentes atmosféricos. Aproveitando, entretanto, a ocasião em que o sol está mais baixo sôbre o horizonte, nitidamente se podem distinguir os sinais que apresenta, e até mesmo aqueles que, por estarem mais desgastados, com dificuldade se distinguiriam em outras condições.
A gente da localidade diz que estão ali gravados (pintados é o termo, embora não haja indício visível de côres em tal monumento) "os pés de todos os animais que havia em outro tempo”, sendo também tradição que era naquele rochedo que "as Mouras traziam o ouro ao sol”. Ao lado, na encosta, há uma nascente de água, a que o vulgo aplica o nome de Fonte dos Mouros; e, em volta da laje, aparecem ainda vários sinais sobretudo cruciformes, noutros penedos, que por vezes apresentam também entalhes diversos e fossettes.