Orca GrandeX

Pêra Velha - Moimenta da Beira

Até ao presente momento, os mais antigos vestígios arqueológicos da presença do Homem no concelho de Moimenta da Beira remontam ao V.º milénio antes de Cristo. Mas é bem possível que as primeiras comunidades aqui se tenham instalado um pouco antes.
Comprovando esta ocupação pré-histórica, são diversos os vestígios datáveis do Período Neolítico encontrados no planalto da Nave, apesar da maioria se perder através da decomposição normal, da devastação da Natureza e dos estragos voluntários ou acidentes causados pelo Homem.
Trata-se de túmulos, com características monumentais, conhecidos localmente por orcas, dólmenes ou antas. Este tipo de arquitectura e técnicas de construção designa-se por megalitismo.
Do ponto de vista construtivo, estes túmulos (ver imagem I) são constituídos por grandes pedras aproveitadas ou afeiçoadas, colocadas na vertical. À volta construía-se um montículo à volta, em pedras e/ou terra, com aspecto mamilar (mamoa), que servia de rampa para arrastar as pedras. Além disso, sinalizava o monumento e protegia o(s) defunto(s).
A mamoa encerrava dentro de si uma câmara funerária ligada ao exterior por um corredor mais baixo e com comprimento variável. Pensa-se que os monumentos megalíticos mais antigos sejam as antas sem corredor.