Castro de OvilX

Paramos - Espinho

Vários documentos dos séculos X, XI, XII, e XIII incluem referências à actual Barrinha de Paramos, então denominada “ Lagona de Auille”, “Ubile” e “Obil”, nome por que era conhecido um castro da zona.
Apoiados em observações de alguns estudiosos, uma equipa do Grupo de Estudos para a Defesa do Ambiente e Património Cultural de Espinho e Carlos Jorge Alves Ferreira, procederam a pesquisas de campo que culminaram com a identificação do Castro de Ovil na freguesia de Paramos, em fevereiro de 1981.
Adquirido pela Câmara Municipal de Espinho em 1985, a área de implantação do Castro de Ovil foi classificada como imóvel de valor Concelhio em 17 de Julho de 1990.
Situado numa "pequena colina de forma circular, rodeada por um fosso e pelo rio de Paramos", já referido nos documentos medievais, constitui um dos principais marcos históricos do Concelho.
Apesar do Concelho de Espinho não possuir um património arquitectónico muito rico, dever–se-á realçar pequenas características monumentais do Concelho, nomeadamente edifícios que, pela peculiaridade dos seus elementos, conferem ao Concelho uma identidade patrimonial e cultural, não esquecendo a unicidade da malha urbana que a cidade apresenta.
Actualmente está a ser criado um Centro Interpretativo do Castro de Ovil, ...