O Mosteiro de Santa Maria de AroucaX

Arouca

Situada numa região privilegiada pela Natureza, de largas panorâmicas verdejantes, ocupando o coração de fértil vale, Arouca é, ainda hoje, apesar do progresso, dominada pela massa imensa do seu Mosteiro.
É esta uma dessas tantas povoações que, por toda a Europa, ao longo de dois milénios, nasceu e cresceu à sombra de um Mosteiro, trabalhando para ele os seus habitantes, que, em contrapartida, aí encontravam a instituição que lhes garantia o seu ganha pão e a assistência que a estrutura civil do Estado estava longe de fornecer. Esta secular harmonia entre as coisas do tempo e do espírito, entre quem vivia exclusivamente para Deus e os que lhe garantiam a manutenção, moldou o carácter dos Arouquenses, nobres, trabalhadores, honrados e tementes de Deus e veneradores incondicionais das reconhecidas virtudes da sua Santa Rainha D. Mafalda, impulsionadora definitiva do cenóbio e do burgo, e que em si encarna as qualidades morais de tantas outras religiosas que lhe não ficavam muito atrás.
Arouca foi uma das seis paróquias que na época sueva formavam a Diocese de Lamego, más, já no séc. VII, ao tempo do domínio visigótico, se apresentava dividida na de Moldes e Roças, e no séc. IX, em mais quatro.