Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/jornald3/public_html/pages/braganca-vila-real/gastronomia.php:2) in /home/jornald3/public_html/pages/braganca-vila-real/header.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/jornald3/public_html/pages/braganca-vila-real/gastronomia.php:2) in /home/jornald3/public_html/pages/braganca-vila-real/header.php on line 2
Jornal das Autarquias
Janeiro 2017 - Nº 111 - I Série - Bragança e Vila Real - Inscrito no ERC sob o nº 125290  
Bragança e Vila Real
 

GASTRONOMIA

Sopa Transmontana

Ingredientes: 3 dl de feijão-de-cana , 230 g de castanhas frescas, 600 g de batatas, 150g de presunto, 1 cenoura, 300 g de repolho, Cerca de 2 l de água , 5 colheres de sopa  de azeite, 2 dentes de alho, sal.

Preparação: Cozem-se as castanhas em água com um pouco de sal. Tira-se-lhes as cascas e reservam-se.
Coze-se o feijão previamente demolhado, com o presunto. Quando cozido, junta-se a cenoura cortada às rodelas, as batatas cortadas aos cubos, os dentes de alho pisados, o azeite e as castanhas. Deixa-se cozer um pouco e mistura-se então o repolho cortado como para caldo verde grosso. Temera-se com sal e serve-se bem quente

Caldo de Cebola

Ingredientes: Batata, Cebola, Unto, Sal

Preparação: Deita-se numa panela bastante batata, duas cebolas grandes para cinco tigelas de caldo e unto de porco que baste. Depois de ferver bastante tempo, esmaga-se tudo com um garfo e fica pronto a servir. Este caldo costuma ser mais usado no mês de Fevereiro.

Farinheira com grelos

Ingredientes: 4 Farinheiras, Grelos q.b., Batata q.b., Azeite q.b., Vinagre q.b., Bicarbonato q.b., Água q.b.

Preparação: Frite ou grelhe as farinheiras até ficarem bem tostadas.
Seguidamente, num pote, coza as batatas com um punhado de sal e num outro os grelos, previamente bem lavados, com um pouco de bicarbonato e um pouco de sal, cerca de 10 minutos.
Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, coloque numa travessa os grelos e as batatas e numa outra coloque as farinheiras partidas em pedaços ou se preferir inteiras.
Sirva no prato a gosto regando com azeite e vinagre.
Observações: O bicarbonato serve para manter a verdura dos grelos.

Bacalhau à bruxa de Valpaços

Ingredientes: 1 kg de bacalhau, 6 cebolas, 2 alhos, 1 dl de azeite, 1 colher de sopa de manteiga, 50 g de toucinho, 600 g de batatas, 3 colheres de sopa de vinagre, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 ramo de salsa; sal e pimenta.

Preparação: Deixe o bacalhau a demolhar durante 48 horas. Depois, tire-lhe a pele e as espinhas. Corte as cebolas às rodelas. Pique o toucinho e corte os alhos às tiras. Cubra o fundo do tacho com uma porção das cebolas, sobre estas coloque uma porção de bacalhau e sobre este coloque uma porção de batatas, de toucinho e dos restantes condimentos. Polvilhe com uma colher de farinha. Faça isto sucessivamente até completar três camadas de cada ingrediente. Adicione o azeite, tape o tacho e leve ao lume (cerca de 30 minutos), regando sempre com o próprio molho

Bacalhau Assado com Pão de Centeio

Ingredientes: 4 postas de bacalhau, 2 dentes de alho, 4 fatias de pão de centeio, 3,5 dl de azeite (aprox.), 800 g de batatas

Preparação: Demolha-se o bacalhau muito bem. Depois escorre-se e coloca-se num recipiente que possa ir à mesa e ao forno (geralmente assadeira de barro). Pica-se os dentes de alho e espalham-se sobre o bacalhau. Tempera-se com pimenta e rega-se abundantemente com o azeite.
Esfarela-se uma fatia de pão sobre cada posta de bacalhau e leva-se a forno bem quente durante 20 m. Durante a assadura deve regar-se o bacalhau várias vezes com o azeite.
Acompanha com batatas cozidas com a pele e inteiras, se forem pequenas; se as batatas forem grandes, faz-se-lhes uma racha (golpe)

Bola de Sardinha

Ingredientes: 1/2 kg de farinha, 30 g de fermento de padeiro, 1/2 chavena de cha de água, 100 g de manteiga, uma pitada de sal, 4 ovos, 3 latas de sardinhas de tomate, 3 cebolas cortadas fininhas, 1 colher de sopa de polpa de tomate

Preparação: Deite dentro de um alguidar a farinha, fazer uma covinha no meio de deitar no meio o fermento diluido na agua morna, bater os ovos num malga e deitar a farinha, a manteiga,o sal, amassar tudo muito bem ate a massa se despegar do alguidar polvilhar com a farinha, e deixar levedar durante 1/2 hora.
Entretanto por a cebola a alourar com o azeite, deitar a polpa de tomate mexer bem, e deixar arrefecer.
Quando a massa estever levedada, untar um tabuleiro com manteiga, farinha.
Deitar metade da massa, por metade do preparado da cebola, a sardinha aberta ao meio para lhe retirar a espinha deitar também o molho que ela tras por fim a restante cebolada, e cobrir com a restante massa.
Pincelar com gema de ovo.
Vai ao forno durante 45 mn.

Butelo

Ingredientes: Costelas mendinhas (costelas flutuantes), 1 osso de sua de porco, 1 rabo de porco, 1,5 kg de barbela de porco, 12 dentes de alho, 125 g de pimentão-colorau, água, sal

Preparação: Separam-se as costelas e corta-se o osso de sua e o rabo, tudo aos bocados pequenos, bem como a barbela e tempera-se com os dentes de alho picados, o sal e o colorau. Adiciona-se água suficiente, deixa- se temperado durante 24 horas e enche-se depois na bexiga do porco (também se pode encher no bucho ou no intestino grosso). Vai ao fumeiro cerca de 20 dias. O butelo deve ser consumido cozido e coze- se por duas vezes: muda-se a primeira água, onde esteve a cozer no durante hora e meia, e aproveita-se a segunda onde esteve o mesmo tempo a cozer, para cozer as batatas e as carnes. O tempo de cozedura e muito importante, devendo no mínimo cozer três horas. Serve-se com casulas e batatas cozidas.

Rojões do dia da Matança

Ingredientes: 600 g de carne entremeada da barriga, 4 dentes de alho, 1 colher de chá de colorau, vinho, sal, batatas cozidas

Preparação: Corta-se a carne da barriga aos quadrados e tempera-se com os dentes de alho, o sal, o colorau e o vinho a cobrir. Ficam a marinar durante duas horas, ao fim das quais se colocam a fritar, sem molho, na própria gordura, Serve-se com batatas cozidas.

Cabrito no pote

Ingredientes: 1 Cabrito Médio, Azeite q.b., 1 Cebola, ½ 1 De vinho branco, Salsa q.b., Alho q.b., 2 Folhas, Sal q.b., 4 Kg de batatas, Alecrim.

Preparação: Parta o cabrito em pedaços pequenos e junte o vinho branco, a salsa, o alho, um pouco de alecrim e louro, ficando a marinar de um dia para o outro, para a carne ficar mais tenra e gostosa. No dia seguinte, faça o lume na pilheira e logo após faça um refogado no pote com cebolada picada, o azeite, uma folha de louro e um dente de alho também picado. Quando estiver loira adicione o cabrito juntamente com um pouco de sal e a marinada, deixando refogar até estar muito bem apurado.

Coelho à Transmontana

Ingredientes: 1 coelho ; 3 cebolas médias ; 1 ramo grande de salsa ; 1,5 dl de azeite ; 1 colher de sopa de banha ; 3 dl de vinho branco (aprox.) ; sal ; pimenta

Preparação: Depois de preparado, corta-se o coelho em bocados. Picam-se finamente as cebolas e a salsa. Num tacho colocam-se em camadas alternadas os bocados de coelho, cebola e salsa. Depois de esgotados estes elementos, tempera-se com sal e pimenta e rega-se com o azeite. Adiciona-se a banha e cobre-se com o vinho branco. Tapa-se o tacho hermeticamente e leva-se a cozer em lume brando, agitando o tacho de vez em quando para evitar que se pegue. Rectifica-se o paladar e serve-se com batatas cozidas.

Lebre com feijocas

Ingredientes: 1 Lebre, Feijocas q.b., 1 Kg de batatas, ½ Kg de massa, 2 Cebolas, 4 Dentes de alho, Azeite q.b., 1 Copo de brandy, Vinho tinto q.b., Sal q.b., Piri-piri q.b., 1 Folha de louro, Carqueja q.b.

Preparação: Num pote faça o refogado com a cebola picada, o azeite, os dentes de alho também picados, o brandy e deixe alourar. Em seguida coloque a lebre partida aos pedaços, um pouco de vinho tinto, o louro, o piri-piri, uma pitada de sal e um bocadinho de carqueja. Deixe estufar adicionando vinho tinto sempre que necessário. Entretanto, num outro pote coza as feijocas em água e sal. Quando a lebre estiver quase cozinhada adicione as feijocas cozidas, a massa e as batatas partidas aos quartos. Deixe cozer/apurar e está pronto a servir.

Empada de Coelho Bravo com arroz de pinhão

Ingredientes: Coelho bravo, alho, cebola, erva ursa, louro, coentros, massa de pão

Preparação: O coelho, esfolado e partido ao meio, vai a cozer com água e sal. Depois de cozido, é desfiado e temperado com ervas aromáticas (alho, cebola picada, erva ursa, louro e coentros). Tempera-se e deixa-se repousar de um dia para o outro. Faz-se a massa de pão e igualmente vai a repousar de um dia para o outro. Estica-se a massa e coloca-se o coelho em cima, adiciona-se um pouco de bacon e margarina liquída, enrola-se e vai ao forno à temperatura de 200º C durante 20 minutos. Acompanhamento: Arroz de Pinhão e Passas Num tacho, coloca-se um punhado de pinhões, vai a fritar com margarina liquida, devendo mexer-se para que o pinhão frite de forma homogénea. Adiciona-se arroz extra-longo - cozinhado previamente - e, no final, as passas

Faisão com Castanhas

Ingredientes: 1 faisão, 0,5 Kg de castanhas, 1 dente de alho, 1 dl de azeite, 1 cebola, 1 cálice de aguardente, 1 folha de louro, 1 colher (sopa) de mostarda, pimenta q.b., pimentão q.b., sal q.b., pão q.b., 1 limão

Preparação: Primeiro golpeie e coza as castanhas em água e sal. Depois descasque-as e guarde-as. Entretanto, corte o faisão em pedaços e aloure-os em azeite. Coloque-os num tacho e borrife com água. Entretanto, vá juntando a mostarda, o louro, o alho e a cebola picados e tempere com sal, pimenta e mexa. Salpique com pimentão e deixe cozer. Quando a carne estiver tenra, junte a aguardente e deixe apurar. Por fim junte as castanhas e tape. Acompanhe com gomos de limão e pão torrado.

Javali com favas à malhadinhas

Ingredientes: 1,5 Kg de javali: lombo/costela, Favas q.b., 2 Cebolas, Azeite q.b., 4 Dentes de alho, 1 Copo de brandy, Vinho tinto q.b., Sal q.b., Piri-piri q.b., 1 Folha de louro, Água q.b., Carqueja.

Preparação: Num pote, faça o refogado com a cebola picada, o azeite, os dentes de alho também picados, o brandy e um bocadinho de carqueja e deixa alourar. Em seguida, coloque o javali cortado em pedaços, um pouco de vinho tinto, o louro, o piri-piri e uma pitada de sal. Deixe estufar adicionando vinho sempre que necessário. Entretanto, num pote coza as favas em água e sal. Quando o guisado estiver quase pronto, adicione as favas cozidas e deixe apurar.

Feijoada de javali

Ingredientes: 900g de javali em pedaços; 2 cenouras; 2 dentes de alho: 2 cebolas; 2 tomates: 800g de feijao vermelho cozido; 400g de couve lombarda; 1 chouriço; 1/2 linguiça; 150g de bacon; 1,5 dl de azeite; 2 dl de vinho tinto; sal, pimenta e agua q.b

Preparação: descasque e pique as cebolas e os dentes de alhos; refogue ambos no azeite e junte a carne. adicione as cenouras, o chouriço e a linguiça cortados em rodelas e bacon em tiras; refogue lentamente. Acrescente o tomate picado sem pele e sem sementes, envolva tudo muito bem e refresque com o vinho tinto, reduza ate evaporar o álcool. de seguida, cubra com agua, tempere e deixe cozinhar durante 6 Minutos. junte a couve cortada em pedaços; tape o tacho e cozinhe durante 15 minutos. adicione o feijao e ferva por 2 minutos, rectifique os temperes e sirva.

Feijoada à Transmontana

Ingredientes: 1 kg de feijão, 500 g de orelha de porco, 200 g de focinho de porco, 1 pé de porco, 1 Linguiça, 100 g de salpicão, 100 g de presunto, 1 dl de azeite, 1 Cebola, 1 Ramo de salsa, 1 Folha de louro, 1 Dente de alho, Pimenta branca, Malagueta e colorau, 1 Cravinho (facultativo), Sal

Preparação: De véspera, põe-se de molho em água fria num recipiente, o feijão previamente lavado e, num outro, as carnes, que são sempre fumadas. No dia seguinte, coze-se o feijão na água em que demolhou. Cozem-se as carnes noutro recipiente e, depois de bem cozidas (incluído a linguiça e o salpicão), cortam-se em bocados. Aloira-se a cebola com o azeite e junta-se-lhe o feijão com a água em que se cozeu (não deve ser muita). Juntam-se as carnes e um pouco de água que serviu para as cozer. Rectifica-se o sal e junta-se a salsa, o louro, o dente de alho picado, a malagueta, o colorau e, querendo, o cravinho. Deixa-se apurar com lume brando. Acompanha com arroz do forno bem seco. Para acompanhamento destes deliciosos pratos, aconselha-se o vinho tinto ou branco, pertencente à região demarcada do Douro, assim como o vinho morangueiro, a aguardente de figos, a jeropiga e licores.

Posta Mirandesa

Ingredientes: 1,2 kg de carne de vitela mirandesa; sal grosso, de preferência integral (sem substâncias quimicas).

Preparação: O lume das brasas deve estar forte no inicio. As brasas incandescentes devem estar distribuidas de forma regular no fogareiro ou lareira de forma a proporcionarem uma distribuição uniforme do calor. A grelha deve ser colocada a uma altura de cerca de 10 cm das brasas. A carne deve ser cortada em postas com uma espessura de 3 a 4 cm (cerca de 300 g por posta). Coloque a carne na grelha sem tempero nenhum. Após esta operação, e caso o deseje, tempere com sal grosso. Volte a carne, sem espetar, quando aparecerem pequenas pérolas de sangue na superfície superior. O tempo que a posta está na brasa depende do seu gosto pessoal, consoante prefira a carne bem ou mal passada. Para conservar a suculência da carne, esta não pode ser picada. Ao voltar a posta, o lume deve estar forte, para que se crie uma crosta que impeça a saída dos sucos. Contudo, esta crosta não deve ser espessa, porque senão o calor penetra na carne de forma deficiente e a posta acaba por ficar queimada por fora e mal grelhada por dentro. Acompanhamento: batata cozida com casca e salada

Osso Buco

Ingredientes: 1,2 kg de ossobuco de vitela mirandesa (uma rodela por pessoa com cerca de 300 g); 2 cenouras médias; 2 cebolas médias; 1 colher de sopa de concentrado de tomate; sal, piripiri a gosto; 1/2 litro de água; 1/2 litro de vinho branco maduro seco; 12 azeitonas (de preferência alcaparras); azeite ou, em alternativa, óleo de amendoim (cerca de 6 colheres de sopa).

Preparação: Corte o pernil de vitela mirandesa em rodelas de 4 a 6 cm de espessura e passe-as por farinha. Numa frigideira ponha a aquecer o azeite em lume vivo; quando estiver bem quente, introduza as rodelas de carne e deixe alourar durante 3 a 4 minutos de cada lado. Simultâneamente, num recipiente que possa ir ao forno, aqueça a àgua e o vinho branco maduro seco, tempere com sal, piripiri, e junte uma colher de sopa de concentrado de tomate, assim como cenouras e cebolas picadas em pequenos cubos. Introduza também no recipiente um raminho de cheiro feito com salsa, louro e tomilho, de preferência francês. Quando este preparado estiver a ferver retire-o do lume, mexa muito bem, introduza as rodelas de pernil de vitela e leve a estufar no forno bem quente (250 ºC), sem tapar, durante uma hora e meia a duas horas

Cabrito Assado

Ingredientes: Um cabrito, Vinagre, Azeite, Vinho branco, Sal, Pimenta, Louro, Alhos, Gordura de toucinho, Piri-piri.

Preparação: Banha-se o cabrito com vinagre, ficando, assim, durante cerca de 12 horas. Escorre-se muito bem o vinagre e prepara-se uma marinada com vinho branco, alhos esmagados, azeite, gordura de toucinho, pimenta, sal, piri-piri e louro, dissolvendo-se tudo e, com esse preparado esfrega-se o cabrito, abrindo-se alguns golpes nas pernas para a marinada ser melhor absorvida. Vai ao forno de lenha para assar. É acompanhado com batatas assadas e arroz seco feito com o molho do cabrito.

Nispo de Vitela Avózinha

Ingredientes: 600g de carne de nispo de vitela mirandesa; 2 cenouras; 1 colher de concentrado de tomate; 1 litro de vinho branco maduro (seco); azeite e sal.

Preparação: A peça de carne inteira é salteada em azeite bem quente; depois de salteada é regada com o vinho branco. As cenouras e cebolas são cortadas em cubos e salteadas em azeite numa frigideira à parte. Juntam-se os legumes à carne, adiciona-se o concentrado de tomate, e tempera-se a gosto com sal. Vai ao forno bem quente (200 ºC) durante hora e meia. Retira-se a carne e, com a utilização de uma varinha mágica, desfazem-se os legumes no molho para lhe dar espessura. Coloca-se a carne numa travessa e deita-se o molho sobre a carne.

Folar Transmontano

Ingredientes: Para a massa: 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1/3 xícara de chá de manteiga, 2 colheres de sopa de água morna, 2 colheres de sopa de água fria, 3 colheres de sopa de azeite, 1/2colher de sopa de sal, 6 ovos aquecidos em água morna, 2 tabletes de fermento em pó, 1 gema batida para pincelar. Para o recheio: 2 xícaras de chá de presunto bem picado, 2 colheres de sopa de azeite, 200 g de linguiça em rodelas, 2 dentes de alho espremidos, 1 cebola média picada

Preparação: Para a massa dissolve-se o sal na água fria, junta-se o fermento na água morna e reserva-se. Aquece-se o azeite com a manteiga. Coloca-se a farinha numa grande tigela, junta-se o sal, o fermento, os ovos, o azeite quente com a manteiga e mistura-se tudo com as pontas dos dedos. Amassa-se até formar uma bola maleável. Polvilha-se mais farinha para soltar das mãos. Unta-se uma vasilha com azeite e coloca-se a massa. Deixa-se levedar por 1 hora e meia. Para o recheio refoga-se o alho e a cebola no azeite. Quando estiver dourado juntam-se os demais ingredientes, mexe-se e reserva-se. Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Corta-se em 3 partes e deixa-se descansar por 15 minutos. Abre-se com um rolo cada parte em formato de rectângulo e coloca-se 1/3 do recheio em cada um. Fecham-se as bordas e fazem-se pequenos cortes com uma faca sobre cada parte recheada. Liga-se o forno numa temperatura alta, pincela-se com a gema, coloca-se na forma e assa-se por 45 minutos

Folar da Páscoa

Ingredientes: Carnes (frango, presunto, chouriço, salpicão), 5 dúzias de ovos, kg de pão de massa, kg de farinha, 100 g de fermento de padeiro, 1,5 L de azeite, 250 g de manteiga, Sal

Preparação: Batem-se os ovos com o pão de massa, a farinha e o fermento, desfeito à m ã o, e envolve-se tudo. Rega-se com o azeite e a manteiga amolecida, tempera-se com sal, amassa-se muito bem e deixa-se levedar cerca de uma hora. Em seguida tiram-se bocados de massa com a m ã o untada com azeite e estica-se a massa, Forram-se formas redondas untadas com manteiga e com um pouco de azeite no junco. Colocam-se camadas de frango assado (sem ossos), presunto aos cubos, chouriço e salpicão as rodelas. Cobre-se com a massa, une-se as bordas e deixa-se em repouso durante cerca de uma hora. Finalmente, são colocadas num forno de lenha a cozer durante uma hora.

Súplicas

Ingredientes: 500 g de açúcar, 7 ovos, 500 g de farinha de trigo com fermento.

Preparação: Numa tigela deita-se o açúcar e faz-se um buraco no meio onde se deitam três ovos inteiros. Mexe-se com uma colher de pau e, depois, mistura-se mais quatro gemas e uma clara e vai-se mexendo até obter uma massa bastante espessa. Junta-se a esta massa a farinha de trigo com fermento e mexe-se muito bem. Com esta massa tendem-se as súplicas que vão ao forno, num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilha-se com farinha.

Económicos

Ingredientes: 1 kg de açúcar, 16 ovos inteiros, 1/4 de litro de leite, Raspa de uma laranja, 1 copo de aguardente, 250 g de gorduras (manteiga, margarina ou pingo), 1 gole de azeite, 1 colher do chá de bicarbonato, 1 colher de canela em pó, 2 kg de farinha (mais ou menos)

Preparação: Batem-se os ovos e o açúcar até obter uma massa compacta esbranquiçada. Juntam-se depois as gorduras quentes mexendo sempre, adicionando-se o resto dos ingredientes e, em seguida, a farinha até fazer correia, quer dizer, puxa-se a massa com uma colher a certa altura e deixa-se cair verificando se esta faz como que laços sobre a outra. Quando o forno estiver bem vermelho, untam-se as latas e põem-se carreiras de económicos conforme o tamanho que se queira dar.

Orelhas de Abade

Ingredientes 590 g de farinha de trigo, 250 g de açúcar, 125 g de manteiga, 4 ovos, 1 colher (chá) de fermento em pó, l ovo para pincelar.

Preparação: Amasse bem 550 g de farinha com o açúcar, a manteiga, os ovos e o fermento. Deixe a massa em rep~uso, cerca de 30 minutos. Em seguida, divida-a em pedaços e com a mão faça rolinhos delgados com cerca de 25 centímetros de comprimento. Depois, dobre-os a"o meio e una as extremidades. Pincel e-os com o ovo batido. Polvilhe um tabuleiro com a restante farinha e leve-os a cozer em fomo, preaquecido, a 1800 C, durante mais ou menos 10 minutos

Doce Teixeira

Ingredientes: 2 ovos, 0,5 kg de açucar amarelo, 0,5 kg de farinha, 2 copos (ou chávenas) de água morna, 1 colher de chá de canela (ou mais, dependendo do gosto), raspa de um limão.

Preparação: Batem-se os ovos; junta-se o açucar; Junta-se a água morna e vai-se acrescentando a farinha aos poucos. Por fim,junta-se a canela e a raspa do limão. Vai a forno médio (+ ou – 170), numa forma rectangular untada com manteiga e farinha. Coze, mais ou menos, durante 45 min

Morcela Doce

Ingredientes: Sangue de porco, Pão de trigo, Amêndoa, Mel, Canela, Açúcar, Chila

Preparação: Juntam-se todos os ingredientes (sangue, pão de trigo, amêndoa, mel, canela, açúcar e chila) e misturam-se muito bem até se formar uma pasta consistente. Depois, enche-se uma tripa de porco com o preparado, ata-se dos dois lados e deixa-se a defumar durante um período de oito dias.

Cavacas de Alvite

Ingredientes: 1 Kg de farinha, ½ Kg de açúcar, 10 Ovos, 1 Chávena de leite, ½ Chávena de azeite, 1 Cálice de aguardente, 1 Chávena de sumo de laranja.

Preparação: Esprema o sumo da laranja e junte-o aos restantes ingredientes (a farinha, o açúcar, os ovos inteiros, o leite, o azeite e a aguardente) previamente misturados num recipiente. Amasse muito bem todos estes ingredientes, até que a massa faça folhelho. Com o auxílio de uma colher, coloque “montinhos” de massa na lata e leve ao forno a lenha. Estão cozidos quando apresentarem uma cor amarelo-torrado.

Filhoses de farinha de castanhas

Ingredientes: 1 Kg de farinha de castanhas, 2 Ovos, Sal q.b., Água q.b., 20 g de fermento de padeiro, Azeite q.b.

Preparação: Coloque a farinha de castanha num alguidar com uma pitada de sal. De seguida, junte os ovos, a água e o fermento e amassa muito bem até que a massa faça folhelhos. Deixe fintar, e quando esta estiver finta, faça pequenas bolinhas com a massa e leve a fritar numa sertã com azeite bem quente.

Matrafões

Ingredientes: 2,5 a 3 kg de farinha triga; 18 ovos; 1/2 litro de azeite; 1 kg de açúcar; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; 1 colher de fermento; 1 copo do vinho de aguardente.

Preparação: Misturam-se e batem-se os ingredientes (ovos, azeite, açúcar e aguardente) muito bem e por fim adiciona-se a farinha e o fermento. Distribuem-se às colheradas de sopa bem cheias (uma para cada bolo) em formas untadas com azeite e polvilhadas de farinha. Pincelam-se com ovos batidos. Cozer em forno bem quente.

Roscos

Ingredientes: 250 gr de manteiga, 500 gr de açucar, raspa de 1 limão, 2 colheres (sopa) de aguardente, 9 ovos, 1,3 kg de farinha, 2 colheres (chá) de fermento em pó, margarina para untar, farinha para polvilhar, 2 ovos para pincelar

Confecção: Numa tigela grande, coloque a manteiga, o açucar e a raspa de limão. Amasse bem com as mãos. Vá adicionando a aguardente e os ovos, um a um, continuando sempre a amassar. Por fim, peneire a farinha com o fermento e incorpore no preparado anterior. Ligue bem todos os ingredientes. Unte tabuleiros com margarina e polvilhe-os com farinha. Molde pequenos rolos de massa, com 17 cm de comprimento, sobre uma mesa de trabalho enfarinhada. Dobre-os em circulos, unindo as duas pontas. Disponha-os, separados entre si sobre os tabuleiros. Pincele-os com os ovos batidos e leve a cozer a 220ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

Bolos dormidos

Ingredientes: 1 l de água; 4 ovos; 30g de fermento de padeiro; 1 colher de chá de fermento em pó; farinha até tender; açúcar para fritar; azeite para fritar; sal;

Preparação: Desfaz-se o fermento em água temperada com sal e mistura-se a farinha até ficar como a massa de pão, o fermento e os ovos, um a um, amassando sempre. Cobre-se com um pano e põe-se a levedar em sítio quente. Quando a massa estiver rendada, está pronta. Põe-se o azeite, num tacho ao lume, logo que esteja a ferver deita-se a massa com uma colher de sopa no azeite e deixase fritar. Tiram-se os bolos com uma escumadeira, põem-se sobre papel absorvente e polvilham-se com açúcar

Beijinhos de Preta

Ingredientes: 125 gr chocolate, 200 gr de bolacha maria, 3 Gemas, 1 Clara, 1 Colher de sopa de margarina

Preparação: Moa a bolacha e junte tudo. Amassa-se à mão. Depois de amassar tudo muito bem e da massa ficar bem consistente, faz-se bolinhas e passa-se por açúcar. Leva-se ao frigorífico.

Bolo de mel

Ingredientes: 100 g de farinha, 500 g de açúcar, 120 g de manteiga, 125 g de banha, 3 Ovos, 3 Colheres de sopa de mel, Chávena e meia de leite, 3 Colheres de chá de bicarbonato, 1 Colher de chá de canela.

Preparação: Derreta a manteiga com banha em banho-maria, adicione o açúcar e vá juntando também os ovos inteiros um a um. De seguida, vá adicionando a farinha, o bicarbonato e a canela e por fim, deite o leite misturado com mel e bata muito todos os ingredientes, até que a massa faça folhelho. Para terminar, unte a forma com manteiga, coloque a massa do bolo e leve ao forno, deixando durante mais ou menos 45 minutos

Pão-de-ló

Ingredientes: 12 ovos, 250 g de açúcar, 200 g de farinha

Preparação: Separa-se as gemas e as claras dos ovos. Bata as gemas com o açúcar, durante 20 minutos, de forma a obter uma gemada volumosa e esbranquiçada. Adicione gradualmente e sem bater, as claras batidas em castelo. Junte então a farinha peneirada, mexendo apenas o necessário para envolver. Vai cozer numa forma forrada com papel manteiga cerca de 30 minutos.

Pudim caseiro

Ingredientes: 4 Ovos, 3 Gemas, 1/2 cálice de vinho do Porto, 200g de açúcar, 5 dl de leite, 5 g de farinha trigo ( 1 colher de chá bem cheia), 150 g de açúcar para o caramelo

Preparação: Começa-se por preparar o caramelo: deita-se o açúcar numa frigideira com 3 colheres de sopa de água, mexendo sempre com um acolher de pau até ficar cor de mel escuro. Despeja-se imediatamente o caramelo na forma, e com cuidado faz-se circular o caramelo pelas paredes da forma até que o caramelo se prenda. Em seguida confecciona-se o pudim: mistura-se bem o açúcar com a farinha, os ovos e o leite, mexendo sempre, e por ultimo o vinho do Porto. Depois de tudo bem misturado enche-se a forma com o resultante. Vai ao forno a cozer em banho-maria durante 25 a 30 minutos. Depois de cozido retira-se do forno e, depois de frio, vai ao frigorifico. Desenforma-se depois de bem fresco

Bolo de Castanhas

Ingredientes: 500g de castanhas cozidas, 250g açúcar, 100g de margarina de girassol, 5 ovos, 2 colheres de chá de fermento

Preparação: Num recipiente, colocar as castanhas cozidas e passar até ficarem em puré. Noutro, bater bem o açúcar com a manteiga e juntar as gemas. Acrescentar a esta mistura o puré de castanhas, o fermento e, finalmente as claras em castelo. Por fim, levar ao forno a 180º em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 40 minutos, dependendo do forno, o meu não é exemplo para ninguém. Convém que não coza muito porque fica muito bom se ficar um pouco húmido!

Espera Maridos à Transmontana

Ingredientes: 280 gr de açucar, 7 ovos grandes, canela em pó

Preparação: Peneire o açucar para dentro de um tacho junte-lhe 1dl de agua e leve ao lume. Deixe ferver, até obter uma calda em ponto pérola e retire do lume. Bata os ovos e deite a gemada em fio, na calda, mexendo com um garfo de madeira. Leve de novo ao lume, sem parar de mexer até espessar. Deite o doce em taças individuais, deixe arrefecer e sirva

©2007-2017 Jornal das Autarquias Desenvolvido por Webdevice